Musicário III: o começo de tudo ou lucy in the sky with diamonds
Estávamos no ano de 1989. É verdade, deve ter sido mesmo por aí. Eu andava no 6º ano e a minha turma era porreira. Sobretudo, muitos dos meus amigos tinham irmãos mais velhos e isso acabou por se revelar fundamental. Entre umas bolas fantásticas inventadas pela Inês (compostas de aparas de lapiseiras grossas - estão a ver quais são? aquelas cujas minas têm para aí uns 2mm de diâmetro? - e muita cola) nós também ouvíamos música nos recreios.
Mas primeiro explico as bolas: uma das minhas amigas da altura, a Inês, tinha uma lapiseira, que ela afiava constantemente. Ao afiá-la produzia-se um pó de carvão com uma consistência perfeita para que, quando misturado com cola UHU, se formasse uma pasta consistente e moldável. As bolas avolumavam progressivamente. No fim do ano lectivo ali estava aquele objecto amorfo e pesado, mas totalmente inventado por nós, aliás, pela Inês - que não dava tantas mostras da sua inteligêngia prática nas aulas e de quem cheguei ainda a experimentar a pesada mão (ela era o dobro de mim e sabia-o).
Mas entre brincadeiras parvas nós estávamos ao mesmo tempo a abrir-nos para o mundo (ouvidos incluídos) que se nos deparava e no qual a professora de Inglês teve uma influência considerável quando nos dava letras d'Os Beatles para acompanharmos com o seu gravador velhinho.
Quem trouxe a cassete foi a Inês (retirada da colecção da irmã mais velha). O Pedro Santos retirou delicadamente ao irmão (mais velho, também) o gravador da casa de banho e combinou-se o encontro para o sítio mais escondido do recreio, a uma hora certeira. Nesse dia até nem houve aulas. A Inês deu a cassete e o Pedro Santos pô-la no gravador. Ele ensinou-nos a dançar Beatles. Dançávamos como parvos, num formato imitatório e quase robótico. Aprendemos as letras de cor e continuámos a dançar. Não por muito tempo, por que depois o ano lectivo terminou e eu sai deste colégio.
Mas penso que sem este empurrão inicial eu não seria nada...musicalmente falando.
Por isso, claro está, só poderia deixar aqui, como musicário original: Penny Lane.
Sem comentários:
Enviar um comentário